Uma licitação faz parte de um processo administrativo, e para conseguir ingressar com sucesso em um processo licitatório e ser mais assertivo é preciso possuir um conhecimento jurídico que, muitas vezes, as empresas e seus representantes não possuem, por isso, ter uma consultoria pode fazer toda a diferença.
Dominar os detalhes envolvidos em um processo licitatório pode não ser uma tarefa fácil, mesmo após algumas participações.
São documentos, fases, modalidades, adequação às exigências para habilitação, propostas comerciais, enfim, diversos pontos que a empresa licitante precisa ter em mente e, nem sempre, estão relacionados ao seu ramo de atuação.
Contar com o apoio de uma consultoria pode ser a diferença entre ganhar e perder um processo licitatório.
Entenda a seriedade de um processo licitatório
Na Constituição Federal, em 1988, ficou estabelecido que toda e qualquer contratação do Poder Público seria guiada e decidida por meio da licitação, que é um termo utilizado para nomear o processo administrativo.
Logo, a consultoria em licitações é importante para garantir que o processo administrativo seja executado de forma correta, já que será aberto e acompanhado por advogados e profissionais com especialização no assunto, minimizando ao máximo o risco de preterimento.
É comum que as empresas candidatadas autonomamente, sem a ajuda de um profissional especializado em licitações, sejam desclassificadas durante o processo.
Isso porque existem cinco modalidades diferentes no Estatuto de Licitações, são elas:
Conheça as 5 modalidades diferentes no estatuto de licitações
Concorrência;
Tomada de preços;
Convite;
Concurso;
Leilão.
Além disso, algum tempo depois, a lei 10.520/2002 firmou a existência de mais uma modalidade: pregão presencial e, em seguida, o pregão eletrônico com o decreto 5450/2005. Cada uma dessas modalidades dita regras e características diferentes, fazendo com que seja extremamente fácil haver equívocos na candidatura ou no decorrer do processo licitatório. Infelizmente, qualquer mínimo detalhe pode ser decisório para a sua permanência ou triunfo na licitação.
Tem dúvidas? Confira agora algumas vantagens dessa parceria.
5 Vantagens em ter uma consultoria no processo licitatório e ter o Governo como cliente
Redução do esforço destinado às licitações Empresas que costumam participar de processos licitatórios têm, em seu corpo de funcionários, muitas vezes um setor que cuida especificamente dessa questão.
Normalmente a área está ligada também a profissionais de compliance, ou seja, há um esforço grande por parte dos colaboradores para atender à demanda. Isso tudo ainda com a pressão de ganhar a licitação. Entretanto, é provável que sua empresa não seja somente focada nisso, certo? O que significa que você poderia estar aumentando sua produtividade ao invés de focar tanto de sua força de trabalho nesses detalhes jurídicos.
Uma consultoria em licitações pode reduzir essa necessidade, já que conta com profissionais dedicados exclusivamente a isso, ajudar sua empresa com tudo relacionado aos processos que deseja participar.
Uma consultoria em licitações aumenta suas chances de vencer Existem erros que podem fazer você perder uma licitação. Você não quer deixar essa chance por motivos simples, não é mesmo? Buscar uma consultoria em licitações é uma boa maneira de evitar alguns desses equívocos mais comuns, pois os consultores poderão apoiá-lo em todos os momentos, desde a documentação até a adjudicação.
Pontos como a proposta comercial e as adequações ao edital, por exemplo, que podem causar dúvidas, são questões que não oferecerão riscos de erro para você e sua empresa, pois terá o apoio de profissionais especializados.
Para ter mais apoio ainda nas tomadas de decisão, é importante ficar atento e usar ferramentas para fazer o acompanhamento total do processo. Tenha noção das atualizações e aproveite a consultoria para agir da melhor maneira.
Facilidade na elaboração de recursos administrativos Como qualquer processo regido pela administração pública, cabem recursos administrativos em todas as fases da licitação.
Seja qual for a razão pela qual você não concorde com algo relacionado ao processo, você pode utilizar o recurso para buscar retratação ou mudança nas decisões. Elaborar um recurso administrativo não é algo que exija muitos conhecimentos, mas é fato que uma ajuda pode ser muito útil para permitir mais tranquilidade e aumentar as possibilidades de o recurso ser aceito.
Uma boa consultoria em licitações terá, sim, entre seus serviços, o de elaboração dos recursos administrativos cabíveis à situação.
Quanto mais profissional e correta for a aplicação da documentação, mais chances haverá de que a solicitação seja analisada pelos órgãos competentes.
Checklist e conferência de documentação Organizar a documentação para participar de processos licitatórios é algo que, como você sabe, pode ser uma dor de cabeça leve.
Isso porque nem sempre as exigências serão as mesmas, com exceção dos papeis apontados na lei, e alguns deles, como a proposta comercial, precisam ser criados e entregues da maneira correta.
A questão principal é que um pequeno erro na entrega de documentos, seja por falta de conhecimento sobre a elaboração de algum papel ou por falta de compreensão do edital, pode levar a sua empresa a ser desclassificada já na fase de habilitação. Consultores podem ajudá-lo em todos os trâmites necessários para garantir sua participação correta no processo licitatório.
Dessa maneira, você terá menos problemas no início, e o auxílio desses profissionais ao longo das fases do processo fará ainda mais diferença.
Visão profissional sobre a participação A consultoria em licitações pode te oferecer uma visão profissional em relação à sua participação nos processos.
Você sabe o que isso significa?
Um dos erros mais comuns que fazem empresas perderem licitações é a falta de experiência para entender em quais processos devem, realmente, tentar a participação. Isso é totalmente plausível, pois sem ter oferecido serviços à administração pública, pode ser complicado compreender de fato o que eles esperam de seu trabalho.
Uma consultoria pode realmente te salvar em um momento desses, pois terá a expertise paraapontar se, naquele momento, sua empresa está realmente preparada para oferecer o que o edital aponta.
É importante ter em mente que não adianta insistir. Se o objeto ultrapassa a possibilidade deentrega da empresa naquele momento, não é uma boa hora para tentar a participação.Vale a pena esperar a próxima oportunidade.
Agora que entende um pouco mais sobre como uma consultoria em licitações pode teauxiliar, entre em contato conosco e veja como maximizar ainda maisas suas chances de ganhar um processos licitatório.
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