Muito se fala em RH e as vantagens de ter um profissional responsável pela contratação. O conhecido Recursos Humanos é responsável pelas entrevistas, e dele depende a aprovação ou reprovação do candidato.
Mas em meio ao universo das contratações surgiu o headhunter. O headhunter para recolocação profissional, é muito buscado pelas empresas. O termo em inglês headhunter é a junção das palavras head, que significa cabeça, e hunter, que significa caçador.
Com isso, a tradução de headhunter é: caçador de cabeças. Um profissional com essa função é basicamente uma pessoa que procura por talentos. Ou seja, ele é focado em encontrar a melhor pessoa para determinada função.
Mas afinal o que é um Headhunter?
Vimos o significado de headhunter, mas agora é preciso compreender qual a função desse profissional na organização e como contratar um headhunter. Um headhunter pode ser um indivíduo autônomo, ter contratos temporários, ser um prestador de serviço ou ser funcionário integral de uma empresa.
O headhunter tem como objetivo preencher as vagas abertas com as pessoas mais competentes que o mercado pode oferecer. Além disso, esse profissional pode agir para o bem da organização levando pessoas com know-how para a empresa, mesmo que eles nem sabem que precisam delas.
Ou seja, ele propõe mudanças no quadro de funcionários agregando valor para melhorar a performance.
Intermediário entre o cliente e o candidato ao emprego, o headhunter, visa identificar os melhores candidatos existentes no mercado, analisando criteriosamente o perfil desses profissionais e escolhendo o mais apto ao trabalho.
Características de um headhunter
Algumas competências deste profissional são:
Possuir uma ampla rede de contatos do meio que atua.
Ter Iniciativa e Liderança.
Saber ouvir.
Ter entusiasmo e persistência.
Ser ambicioso.
Boa Comunicação verbal e escrita.
Ser resistente à frustração, saber tirar proveito do fracasso.
Comprometimento.
Ter uma personalidade agradável.
Saber obter cooperação.
Ser discreto.
Saber administrar o tempo.
Ter concentração e foco.
7 Principais qualificações de um Headhunter
Atento ao mercado: Estar atento aos profissionais e às movimentações do mercado é altamente estratégico para um Headhunter.
Excelente escuta: É preciso não somente ouvir o candidato, mas também compreender o momento e as habilidades dele. Por isso, o headhunter procura prestar atenção e anotar os pontos mais importantes.
Ótima argumentação: O headhunter busca primeiro estudar profundamente a empresa e a posição aberta que está trabalhando. Além disso, o profissional observa com atenção às características do candidato para compreender qual empresa gostaria de ter esse perfil. Com isso, ele constrói argumento sólidos para apresentar no momento certo.
Boa Técnica Negociação: O profissional desenvolve bem o poder de argumentação, com isso facilita a conversação. O resultado do profundo conhecimento da empresa e do candidato deixa o processo de construção de argumentos mais simples.
Networking: O especialista precisa ser uma pessoa influente e com uma grande rede de contatos, pois essa rede de influência auxilia não só na relação com os melhores profissionais do mercado, como também ajuda a persuadir os candidatos a aplicarem-se em determinada vaga.
Dinamismo: É importante que o headhunter tenha energia e empolgação para falar sobre a organização e sobre a função a ser desempenhada para que inspire o talento a aceitar o desafio e fazer parte do time.
Comunicação: O especialista precisa saber se comunicar de forma assertiva e estratégica, além deixar evidente os benefícios de se trabalhar naquela empresa. Ao mesmo tempo, precisa saber identificar a melhor maneira de se comunicar com cada candidato, percebendo as individualidades de cada um e personalizando sua comunicação a partir disso.
De modo geral, o headhunter possui um perfil intimamente relacionado ao de um vendedor. O vendedor possui muitas soft skills que auxiliam na venda e que geralmente são tão importantes quanto as habilidades técnicas e o conhecimento sobre o produto ou serviço. O foco de ambos está na criação de um vínculo afetivo com o outro, pois é o que irá auxiliar na capacidade de convencimento e influência.
Conheça as principais diferenças entre o recrutador e Headhunter?
Muitos acreditam o headhunter tem a mesma função de um profissional de RH, mas na realidade este profissional é um parceiro da área. Entenda a diferença: Atribuições Do Profissional De RH Diferentemente do Headhunter, o recrutador busca pessoas com base no currículo e em processos seletivos com etapas como entrevistas, dinâmicas e testes de perfil. Suas principais atribuições são:
Seleção e recrutamento de talentos.
Elaboração das políticas de gestão da organização.
Treinamento de pessoal.
Avaliação e elaboração de estratégias.
Atribuições do Headhunter
A principal ferramenta que este profissional utiliza é a sua ampla rede de contatos em que ele seleciona um candidato e oferta uma vaga. A ampliação do networking ocorre de forma natural, pois os candidatos procuram se aproximar e estabelecer vínculos para conseguir um bom emprego.
Suas principais atribuições são:
Encontra esses profissionais fazendo análises em diversos lugares e ocasiões. Procura profissionais em eventos da área que atua, redes sociais tais como Linkedin e por indicações de sua rede de contatos.
Não precisa ser necessariamente um colaborador em tempo integral de uma empresa.
O propósito desse profissional é ser um auxiliador da empresa buscando candidatos adequados tecnicamente ao fit cultural da compania.
Por que eu devo contratar um Headhunter e quais benefícios para a minha empresa
A principal vantagem de se contratar um headhunter é contar com a expertise desse profissional.
Com uma visão estratégica e experiência de mercado, o headhunter sabe exatamente como determinar qual é o melhor perfil para ocupar a vaga e como procurar os melhores profissionais.
O headhunter é mestre em fazer networking e, por isso, tem uma extensa rede de relacionamentos.
Contar com a ajuda de um headhunter pode trazer vários benefícios para a instituição, como:
Encontro de profissionais mais qualificados
O headhunter consegue realizar uma seleção mais rigorosa e ativa de talentos, e o melhor: De forma totalmente confidencial, o que auxilia a empresa a trabalhar as posições abertas de forma estratégica.
Identificação do perfil ideal
Como esse profissional busca conhecer as necessidades e objetivos da empresa de forma complexa, as próximas contratações se tornarão cada vez mais corretas.
Isso fortalece tanto o quadro de funcionários, como as estratégias de construção da imagem do negócio.
Uso de ferramentas apropriadas
Por meio do uso de recursos apropriados, o especialista em seleção de talentos consegue alcançar profissionais que não seriam atingidos por processos de recrutamento comum.
Além de manter total discrição, o que garante que a empresa não seja exposta, especialmente em posições de reposição de um colaborador que está na função no momento.
O mercado Farmacêutico e Químico tem diversas particularidades e somente profissionais que já atuaram nestas empresas possuem um networking desenvolvimento e sustentável para trazer os melhores profissionais para sua empresa. Esta é a essência da KeyUser Soluções: Relacionamentos.
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