Sua empresa almeja atingir bons resultados? Ela deseja crescer no atual cenário competitivo? Veja como criar um mapeamento de cargos e salários, a principal ferramenta para esse desenvolvimento são as pessoas.
Por isso, ter uma equipe de trabalho comprometida é fundamental para ver os seus indicadores crescendo.
Contudo, para que isso aconteça é preciso investir no mapeamento de cargos e salários. Esse mapeamento impacta diretamente nos resultados do seu negócio: melhora a produtividade dos seus funcionários que, mais satisfeitos, trabalham motivados e focados.
Mas não sabe por onde começar? Vamos te ajudar a estruturar esse processo na sua empresa.
Continue a leitura vamos responder as principais perguntas sobre o tema.
O que é o mapeamento de cargos?
O primeiro passo para implementar essa estratégia na sua organização é compreender o que é o mapeamento.
Ele é o responsável por descrever cada posição de trabalho que existe dentro da empresa com o seu salário correspondente. Isso deve acontecer em todas as áreas da empresa, desde cargos operacionais até a alta gestão.
Esse procedimento transmite mais segurança e tranquilidade para os funcionários, além de motivá-los a investir em sua qualificação profissional para a melhoria dos processos dentro de sua organização.
Afinal, quando um funcionário se empenha, trazendo novas ideias e apresentando as tendências mercadológicas, ele precisa ser valorizado.
Assim, ele sabe onde está e o que precisa fazer para ganhar uma promoção.
Além disso, ter um mapeamento de cargos e salários torna a empresa mais justa e transparente, porque as regras e os critérios para uma promoção são as mesmas para todas as pessoas.
Qual é a importância de se ter um mapeamento de cargos dentro da organização?
Investir em um mapeamento de cargos e salários dentro da empresa possibilita um norte para o desenvolvimento da carreira de sua equipe.
Para desempenhar essa tarefa é importante fazer uma reunião com os gestores dos departamentos e com o setor de recursos humanos para discutir algumas ideias. É importante que cada setor da empresa tenha um líder para ajudar nesse planejamento.
Além disso:
Estabelece um critério para contratação de funcionários;
Facilita o planejamento financeiro;
Assegura igualdade entre a equipe;
Reduz os custos de turnover e absenteísmo;
Motiva o funcionário a investir em sua qualificação;
Promove o desenvolvimento de carreiras.
Como Funciona A Estratégia De Mapeamento De Mercado, E Qual A Importância Dele Para O Crescimento Da Organização
O mapeamento de mercado, também chamado de benchmarking, é uma análise de como as empresas do seu segmento e região remuneram os seus funcionários. De modo geral, o mapeamento de mercado acontece para cargos nos níveis de média e alta gerência. Também pode se estender para cargos de níveis executivos e seniores, como gerências gerais, diretorias, vice-presidência e até presidências. Dessa forma, o mapeamento de mercado atua identificando potenciais falhas, atuais e futuras, podendo ser utilizado para ajudar empresas em eventuais reestruturações, bem como na definição de contratações de médio e longo prazo. Atualmente, o mapeamento de mercado ganha cada vez mais importância, visto que a atração e retenção dos melhores talentos significa mais competitividade para as organizações por meio da construção de um time de alto desempenho. Além disso, os profissionais disponíveis no mercado, inclusive aqueles já empregados, estão cada vez mais qualificados. Assim, conseguir a sua preferência e retê-los é primordial para não fortalecer a concorrência. Diante desse cenário, empresas que almejam se destacar precisam investir em políticas que sejam consideradas vantajosas para os profissionais.
Por que o mapeamento de mercado é importante no processo de recrutamento e seleção?
O mapeamento vai ajudar o RH a estabelecer critérios que estejam alinhados com o mercado de trabalho, o que facilita as atividades dos recrutadores para encontrar o perfil ideal para a vaga em aberto.
Para tanto, é importante considerar que o cargo esteja alinhado com o que é ofertado pelas empresas concorrentes.
Dessa forma, é possível garantir a atração de profissionais que realmente tragam consigo conhecimento e habilidades que possam ser usadas como diferenciais para a contratante. Portanto, o primeiro ponto para implantar o mapeamento de mercado nos processos de recrutamento e seleção é conseguir atrair a atenção de profissionais qualificados para as vagas em aberto.
À medida que esses profissionais são contratados e se adaptam à nova rotina, ele consegue, por meio do seu trabalho e das equipes internas, elevar o negócio aos níveis desejados. Isso acontece porque melhores contratações garantem a excelência na prestação de serviços.
Como consequência, a empresa passa a produzir mais e com mais qualidade, agregando mais valor a seus produtos e serviços.
Passo a passo para o mapeamento de cargos e salários
Estabeleça a faixa salarial de cada cargo (consulte o sindicato e avalie o mercado);
Atribua as responsabilidades de cada cargo
Descreva todas as atividades desempenhadas pelo funcionário
Descreva o perfil técnico e comportamental
Estabeleça os conhecimentos necessários para exercer a função e as características comportamentais.
Apresente o mapeamento para os funcionários explicando qual é a sua importância.
O que eu deve considerar na hora de fazer o mapeamento
Se a sua empresa não tem uma política de mapeamento de cargos e salários é importante ter cautela durante a implementação. Por isso, contar com uma assessoria, uma empresa especializada pode ser a chave para o sucesso dessa estratégia.
Isso porque esse processo precisa ser integrado com todos os setores da empresa. Estabelecer um mapeamento de cargos e salários é importante para ter um bom critério de promoção e para motivar a equipe nas suas atividades rotineiras. Além disso, torna a empresa mais justa, porque estabelece critérios concretos e imparciais de desenvolvimento profissional.
4 Vantagens do mapeamento de mercado no processo seletivo?
A seguir listamos os melhores benefícios ao criar o mapeamento de mercado para o seu processo seletivo:
Identificação de profissionais bem posicionados
O mapeamento de mercado tem como principal objetivo identificar profissionais bem posicionados, estabelecidos nas melhores empresas e cujos perfis atendam às necessidades solicitadas pela vaga. Ao contar com esse processo, a gestão de RH tem todos os dados à disposição e pode criar um plano estratégico para atrair tais talentos, de modo a agregar mais diferenciais para a organização.
Redução de erros Com o mapeamento de mercado, o recrutador tem à disposição as informações referentes ao perfil de cada profissional e como essas pessoas atuam nas empresas concorrentes. Essas informações são fundamentais para reduzir erros e elevar a assertividade nas contratações, o que é uma grande vantagem para as empresas, pois significa redução de custos com a abertura de novos processos seletivos e rescisões oriundas de admissões não assertivas.
Atração de talentos
De posse das informações de como o mercado regional e os concorrentes remuneram e oferecem benefícios a seus colaboradores, é possível criar estratégias como a formulação de um plano de cargos e salários, além de iniciativas como treinamento e desenvolvimento, que agreguem valor para o colaborador, o que facilita a atração de talentos.
Escolha do perfil mais alinhado com a vaga
O mapeamento é uma ferramenta estratégica para conhecer mais sobre o mercado e as competências da vaga dentro e fora da empresa.
De posse dessas informações, é possível colocar a pessoa certa no cargo certo, aumentando as chances de uma contratação de sucesso, o que certamente agregará mais competitividade para a organização.
Dessa forma, é importante que o mapeamento de mercado seja implantado no processo de recrutamento e seleção, sobretudo para os cargos de alta liderança. Para conseguir as informações de mercado, o mais correto é contratar uma empresa especializada para fazer este levantamento.
Como vimos ao longo deste texto, o mapeamento de mercado é fundamental para conferir diferenciais competitivos para as empresas e proporcionar o alinhamento entre a gestão de pessoas e a gestão estratégica.
Como todo o processo é bastante detalhista, o investimento é válido, visto que a tendência é as empresas estruturarem cada vez mais seus planos de benefícios, carreira e incentivos.
Todas essas ações coordenadas levam à atração dos melhores profissionais do mercado, altamente capacitados para levar a organização aos patamares de desempenho desejados.
Assim, ao aumentar o nível dos profissionais de sua organização, você gera diferenciais competitivos, culminado em resultados cada vez melhores, ou seja, mais lucro.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe para nós aqui nos comentários ou entre contato conosco, ficaremos felizes em ajudar.
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