A universidade corporativa tem a função de educar e capacitar os colaboradores da empresa sobre diversos assuntos, variando desde regras de compliance a técnicas de vendas, por exemplo. Muitos cursos são realizados de forma presencial, geralmente na sede da companhia, outros são realizados pela internet, possibilitando seu acesso de qualquer lugar e liberdade sobre o momento que irá realizar. É cada vez maior a preocupação em manter as equipes de trabalho treinadas para realizarem com eficácia as tarefas diárias, baterem metas e atenderem bem os clientes da empresa. Para tanto, muitas organizações já investem ou pensam em investir na Universidade Corporativa (UC). De modo geral, o investimento em capacitação no Brasil é baixo. Segundo a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), as companhias investem cerca de 22 horas em treinamentos de funcionários por ano, número 38% inferior aos países desenvolvidos. Com a Universidade Corporativa, é possível mudar esse quadro, mostrando aos profissionais que a qualificação é um assunto realmente importante e apresentando múltiplos modais, como treinamentos online, presenciais e jogos empresariais, para que isso aconteça. Quer entender mais sobre o assunto, descobrir o conceito de Universidade Corporativa e ver como isso pode ser implementado em sua empresa?
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O que é uma Universidade Corporativa?
A Universidade Corporativa é um instrumento-chave da estratégia de capacitação dos colaboradores. Gigantes como a distribuidora AmBev ou a fabricante de veículos Chevrolet já usam essa ferramenta para o treinamento e desenvolvimento das equipes. Grosso modo, a UC é uma ferramenta interna de desenvolvimento de colaboradores. De maneira didática, ela é responsável por criar e replicar conhecimento na organização. Ainda é possível conceituar a UC como uma entidade educacional vinculada a uma organização, objetivando o aprimoramento dos profissionais ou parceiros estratégicos da empresa. Desse modo, é possível promover o crescimento de todos com agilidade. Ter uma Universidade Corporativa dentro da empresa evidencia a preocupação da companhia com seus líderes e operários. Isso é ótimo para o fortalecimento da marca empregadora. Na UC, a maioria dos cursos oferecidos é realizada a distância. Isso acontece especialmente pela flexibilidade, padronização e redução de custos para a empresa. Com isso, é possível capacitar muitos colaboradores ao mesmo tempo.
Quais as 4 principais diferenças entre as Universidades Corporativas e as tradicionais?
Vinculação à organização
É perfeitamente possível estabelecer parcerias com universidades tradicionais, permitindo que os colaboradores tenham acesso aos cursos disponíveis e adquiram novas competências técnicas. No entanto, a universidade não é da empresa. O propósito da Universidade Corporativa é criar uma instituição de ensino que pertença à organização, que tenha o DNA do negócio e que seja controlada internamente. Assim, a UC tem um vínculo muito mais forte e evidente com a empresa.
Regulamentação dos cursos
As universidades tradicionais oferecem cursos de aperfeiçoamento profissional, graduação e pós-graduação, todos regulados pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, dão um grau de formação ao concluinte, bacharel em administração, por exemplo. Por outro lado, os cursos disponíveis na UC são de qualificação profissional, ou seja, são livres e não dependem de uma aprovação prévia do MEC. O certificado é apenas de participação, logo, não gera nenhum grau de formação ao profissional que o obtém.
Critérios de avaliação
Na Universidade Corporativa, todos os critérios de avaliação são definidos pelos profissionais de treinamento da empresa. Assim, os colaboradores podem ser aprovados ou rejeitados em determinados cursos de acordo com critérios internos. Essa realidade é bastante diferente nas universidades tradicionais, pois elas têm critérios mais padronizados, geralmente, definidos pelo Ministério da Educação. Logo, o nível de exigência pode ser mais elevado, demandando mais dos participantes.
Diversidade de custos para a empresa
O ingresso dos colaboradores em cursos nas universidades tradicionais depende de bolsas integrais ou parciais oferecidas pelo empregador. Não há nenhum tipo de despesa administrativa ou com profissionais de treinamento, como acontece na UC. Quando a universidade pertence à empresa, os custos envolvidos podem ser diversos (o que não significa que serão maiores). É preciso pagar domínio e hospedagem de sites, instrutores, designes para criação de certificados, roteiristas e assim por diante. Ainda assim, dependendo do número de colaboradores que a empresa pretende desenvolver, os valores finais podem se tornar muito mais acessíveis. Mesmo com todas essas singularidades, é perfeitamente possível beneficiar-se dos dois tipos de universidades. Os colaboradores e a empresa só têm a ganhar com isso. Ter uma Universidade Corporativa dentro da empresa evidencia a preocupação da companhia com seus colaboradores. Isso é ótimo para o fortalecimento da Marca Empregadora.
Quais são as principais vantagens da Universidade Corporativa?
Há diversas vantagens em integrar a UC na estratégia de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Primeiro, é possível transmitir cursos com o “DNA” da companhia. Afinal, cursos externos nem sempre transmitem os valores que são compartilhados pela empresa. Como todos os cursos são desenvolvidos pelo time de treinamento ou outros especialistas, a mensagem é sempre alinhada à cultura e aos valores do negócio. Por essa razão, é muito comum usar a UC na integração de funcionários. Cursos de ética profissional, missão, visão, valores e comunicação são oferecidos aos novos integrantes. Quer descobrir outros benefícios da Universidade Corporativa? Continue com a leitura!
Treinamento contínuo e focado
O primeiro e, certamente, um dos principais benefícios está na continuidade e foco do treinamento que é transmitido aos profissionais. Isto é, existe um alinhamento no que é dito, respeitando os valores e a própria cultura organizacional. Como grande parte do treinamento pela UC é feita online, é muito mais fácil ter continuidade. A empresa não precisa investir pesado em estrutura e na contratação de instrutores para cada treinamento que será feito, já que tudo pode ser feito por meio dos vídeos produzidos e disponíveis na plataforma da Universidade Corporativa. A UC também garante maior foco ao treinamento. É possível se reter nos pontos que realmente interessam à empresa e aos talentos, fugindo da teoria que torna o conteúdo mais denso e demorado. Assim, a equipe também pode ser capacitada com agilidade.
Modernização do treinamento na empresa
Todo o mercado está passando por um período irreversível, a quarta revolução industrial. Quer dizer que novas tecnologias estão surgindo rapidamente, maximizando a integração entre o mundo real e o digital. Isso pode ser constatado nos diversos setores da empresa, especialmente na gestão de pessoas. A Universidade Corporativa é uma das mais importantes ferramentas digitais e que, a princípio, era usada apenas pelas grandes corporações. No entanto, hoje, também é possível enxergá-la nas médias e pequenas empresas. O motivo é simples: a tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível, tornando-se possível integrá-la nos pequenos e médios negócios. Logo, a modernização do treinamento é uma grande vantagem. Os profissionais podem ser desenvolvidos com maior rapidez e seriedade, garantindo que os valores da firma sejam impressos nos seus talentos. Sendo assim, é útil à modernização do treinamento.
Flexibilidade no acesso aos cursos
Dentro e fora das empresas, o dia está muito mais corrido. Não por acaso, cada vez mais negócios investem em cursos relacionados ao gerenciamento do tempo e das prioridades diárias. Ironicamente, o problema é que nem sempre há tempo para esses cursos.
A UC contribui para flexibilizar o tempo, possibilitando o acesso aos cursos online no momento e no local mais oportuno, o que otimiza o processo de aprendizagem. Ou seja, o talento não precisa estar dentro da empresa e reservar uma hora para aprender, pois a UC pode ser acessada na casa do profissional e o treinamento pode acontecer lá mesmo. Nesse sentido, há uma flexibilidade muito maior e a empresa não precisa coordenar com a equipe o melhor horário para cada treinamento. Por conta própria, cada talento pode reservar uma parte do seu dia para aprender. Assim, todos saem beneficiados.
Bons resultados para a empresa
O treinamento da equipe, em especial com as facilidades da UC, oferece uma série de vantagens à organização. Em primeiro lugar está o aumento de competitividade. A UC facilita o desenvolvimento da equipe, tornando-a mais bem preparada para aproveitar as oportunidades existentes, o que é refletido na competitividade organizacional. Há, inclusive, ganhos em termos de lucro e rentabilidade. O valor financeiro investido no treinamento da equipe por meio da UC é inferior, afinal, tudo é produzido pela própria empresa. Ademais, cursos online podem ser replicados quantas vezes forem necessárias, garantindo o aprimoramento dos colaboradores e sem culminar em gastos exorbitantes. Os funcionários, por sua vez, podem aproveitar um ambiente digital para acompanhar seu progresso, avaliando as competências que já foram desenvolvidas e aquelas que ainda serão. Isso gera motivação e aumenta o desempenho diário, além de contribuir para a melhoria do atendimento ao cliente. Na KeyUser nós temos Pedagogos e Especialistas em Educação Corporativa preparados para auxiliar sua empresa nesta implantação.
Ficou com alguma dúvida sobre como implantar uma universidade corporativa na sua empresa? Deixe aqui nós comentários ou entre em contato através do formulário que te responderemos o mais rápido possível.
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